Clareamento Dental em Ouro Preto: onde fazer, quanto custa e outras dúvidas
Quer saber qual o melhor especialista em clareamento dental em Ouro Preto? Antes de mais nada, vamos te explicar também sobre os valores, onde fazer e outras perguntas que, com certeza, você deve ter!
Primeiramente: por que os dentes escurecem?
É comum que os dentes escureçam com a idade. No entanto, esse processo, apesar de ser natural, pode acontecer mais rapidamente se não tomarmos alguns cuidados.
Então, a primeira dica é: realizar sua higiene bucal com cuidado e visitar o dentista com regularidade. Ninguém quer andar com os dentes amarelados por falta de um hábito tão simples, não é?
No geral, os dentes escurecem porque o esmalte se desgasta. Dessa forma, a dentina – que é o tecido mais interno do dente com uma coloração branco-amarelada – fica mais visível.
A ingestão de alimentos com muita pigmentação e o consumo de outras substâncias também podem contribuir para esse processo de escurecimento. Alguns desses hábitos são:
- Beber café;
- Fumar;
- Consumir chá preto;
- Tomar açaí e refrigerantes, principalmente os de cola;
- Ingerir alimentos com corantes naturais e artificiais muito intensos (vinho, beterraba e molhos de tomate, por exemplo);
- Utilizar antisséptico bucal que contém clorexidina, como aqueles enxaguantes bucais bastante comuns nas farmácias.
Além desses fatores, algumas pessoas têm condições genéticas para dentes um pouco mais escuros.
Seja qual for a causa, se você está pensando em melhorar o seu sorriso, marque uma avaliação para o realizar um clareamento dental em Ouro Preto!
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental é um processo farmacológico de reação química de oxirredução realizado por meio da aplicação de substâncias na superfície externa do dente.
Em outras palavras, após a aplicação, o dente absorve o produto, que penetra na estrutura dental e quebra o pigmento que escurece o dente. Ou seja, essa ação de clarear acontece de dentro pra fora do dente, e não na parte externa, como muitos podem pensar.
Dica importante: considere uma clínica que ofereça um clareamento dental em Ouro Preto com atendimento multidisciplinar, com avaliação em diversas especialidades. Dessa forma, você tem à disposição saúde bucal e estética em dia em um só ambiente!
Quero marcar uma avaliação para clareamento dental na Aurora
A partir de que idade pode fazer clareamento?
O clareamento dental é um procedimento bastante seguro, mas exige acompanhamento individualizado de acordo com a faixa etária e o perfil do paciente.
Só lembramos que para crianças esse tipo de tratamento não é recomendado. Mas para adolescentes e adultos não há restrição de idade.
Então você se enquadra na faixa etária certa e já quer iniciar um clareamento nos dentes? Comece pelo básico: marque uma consulta para colocar a saúde bucal em dia.
Não adianta querer dentes brancos sem saber se você pode ter alguma cárie. Do mesmo jeito, uma profilaxia dos dentes (limpeza) é necessária antes do tratamento de clareamento.
Depois de entender a importância da saúde bucal antes desse procedimento, vale dizer que a rotina, os hábitos, as doenças bucais e o nível de sensibilidade do paciente são fatores que influenciam na escolha do melhor tratamento e as técnicas a serem aplicadas.
Por exemplo, um agente clareador de baixa concentração pode ser ideal para pacientes mais jovens ou idosos com a dentina mais exposta, já que a sensibilidade nesses casos geralmente é maior.
Quais os tipos de clareamento dentário?
Para realizar o seu clareamento dental em Ouro Preto, uma dica é certa: o único tratamento eficaz e seguro continua sendo aquele que tem acompanhamento de um dentista.
De maneira geral, esse procedimento pode ser feito em casa – com a indicação e a orientação de um profissional – ou no consultório.
Caseiro
Nesse método de clareamento, é realizada a aplicação do agente clareador com uma moldeira de silicone, ambos recomendados pelo dentista do paciente.
A concentração e a substância – que pode ser peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, por exemplo –, variam de paciente para paciente. A moldeira também é personalizada para evitar que o agente entre em contato com a gengiva.
Vantagens do tratamento caseiro
- Técnica simples e de fácil aplicação;
- Pouco tempo de atendimento clínico;
- Produtos de menor concentração – o que pode ajudar nos casos de pacientes com alta sensibilidade;
- Fácil repetição.
Cuidado com os “Kits de clareamento”
⚠️ Atenção: ainda que exista uma certa facilidade na venda indiscriminada de “kits de clareamento”, o clareamento dental eficiente é aquele que só deve ser feito sob supervisão de um profissional da odontologia.
Alguns dos perigos e problemas causados quando o tratamento é realizado sem o acompanhamento correto são:
- Dor e hipersensibilidade nos dentes;
- Inflamação gengival no caso de contato com a substância;
- Perda da estrutura dental (reabsorção cervical externa);
- Ingestão de substâncias tóxicas;
- Sensibilidade gástrica;
- Alterações do pH dental;
- Desgaste do esmalte do dente (desmineralização);
- Aumento de fraturas dentais.
Portanto, fique atento a falsas promessas de clareamento dos dentes sem a orientação de um dentista.
Consultório
Esse método profissional é realizado em consultório pelo odontologista. Durante o tratamento, é utilizado o mesmo produto do método caseiro – o peróxido de hidrogênio ou de carbamida. Nesse caso, o que muda é a concentração, que é maior.
Na Aurora Odontologia, inclusive, o procedimento é realizado com todo o acompanhamento da Dra Luciana, com a associação do tratamento caseiro ao realizado no consultório.
Vantagens do tratamento no consultório
- Resultado rápido;
- Ótima opção para pacientes resistentes ao clareamento caseiro;
- Maior supervisão e controle do dentista.
Pode danificar a estrutura do dente?
Os procedimentos para clarear os dentes podem deixá-los um pouco mais sensíveis durante o tratamento. No entanto, isso não os deixa enfraquecidos ou danificados.
Como falamos, o clareamento é um procedimento químico, que não modifica a estrutura do dente e nem tem efeito abrasivo. Essa sensibilidade, inclusive, tende a desaparecer após o tratamento.
Existe algum risco?
Pela falta de uma orientação profissional, sim! Então, tenha muito cuidado com falsas promessas de kits clareadores vendidos pela internet.
Procurar um dentista é a principal saída. Ele pode avaliar melhor a sensibilidade dos seus dentes e escolher melhor o método a ser utilizado. Além de usar a concentração e as substâncias certas.
Se tudo for feito e acompanhado pelo profissional odontologista, então pode ficar tranquilo porque o clareamento dental é seguro.
Qualquer pessoa pode fazer um clareamento dental?
Na verdade, existem algumas contra indicações. As principais são:
- Gestantes;
- Lactantes;
- Pessoas alérgicas a algum componente do agente clareador.
Alguns casos também são mais delicados e precisam ser avaliados com cuidado pelo dentista para saber se é possível realizar o tratamento, como a hipersensibilidade nos dentes e outros problemas na gengiva.
Por isso, é importante que o seu tratamento de clareamento em Ouro Preto seja realizado por profissionais multidisciplinares, como já acontece na Aurora Odontologia.
Quanto custa um clareamento dentário?
O valor do clareamento dental pode variar de acordo com o tipo de tratamento escolhido pelo paciente sob a orientação do dentista.
Além disso, o preço vai depender também do número de sessões e em quais dentes será realizado o procedimento.
É um bom investimento no seu sorriso e auto estima. Pense nisso!
Onde fazer clareamento dental em Ouro Preto?
Agora que você já tirou algumas dúvidas sobre esse procedimento, ficou mais fácil agendar uma consulta com mais tranquilidade!
Nesse caso, considere uma avaliação na Aurora Odontologia. Conte com uma equipe multidisciplinar que oferece um atendimento personalizado e preciso para o sucesso do seu clareamento dental em Ouro Preto.
Vem com a gente cuidar do seu cartão postal! 💜
Gostou do conteúdo? Então você vai gostar desse artigo sobre o que faz um dentista clínico geral.