Criança caiu, quebrou o dente ou sofreu algum trauma dentário? Veja dicas de odontopediatras em Ouro Preto
Seu filho quebrou ou perdeu algum dente? Esses casos são comuns nos consultórios de odontopediatria, já que é na infância e adolescência que ocorrem brincadeiras e atividades esportivas com riscos de queda.
Esse é um momento delicado e pode gerar preocupação nos pais. Mas, estar preparado para lidar com essa situação pode fazer toda a diferença.
Primeiro passo é buscar reduzir a dor e lidar do jeito certo com a situação. Como fazer isso? A gente te mostra as dicas!
Meu filho(a) caiu e quebrou o dente. Quais as primeiras medidas?
Se a criança quebrou o dente, a primeira reação deve ser manter a calma, seja você pai, mãe, educador ou outro responsável.
Em segundo lugar, você pode seguir estes passos para lidar corretamente com a situação. 👇🏻
- Analise com cuidado o tamanho do dano e veja se há algum sangramento;
- Se a criança estiver sangrando, é importante controlar a hemorragia com uma gaze limpa ou um pano. Uma compressão suave pode ser aplicada na área afetada para ajudar a reduzir o sangramento;
- Em alguns casos, é possível recuperar o fragmento do dente quebrado. Se isso acontecer, lave cuidadosamente o pedaço com água morna. Isso pode aumentar as chances de uma restauração bem-sucedida;
- Assim que possível, entre em contato com o seu odontopediatra em Ouro Preto.
Ao lidar com situações de emergência dentária, busque agir com calma e rapidez para garantir o bem-estar bucal a longo prazo do seu filho(a). A saúde bucal da sua criança agradece!
E quando a boca também está machucada?
Se a criança sofreu uma queda que resulta não apenas na quebra do dente, mas também em pequenos machucados na boca, lave cuidadosamente a área afetada com água e avalie os danos.
Caso haja leve sangramento, utilize uma gaze umedecida para fazer uma compressa e controlar a hemorragia.
Lembre de entrar em contato com o dentista, ele irá avaliar melhor toda a situação.
Como saber se foi algo grave?
Alguns sinais sugerem possíveis complicações além da esfera odontológica, como:
- Sangramento intenso: pode indicar danos mais profundos e complexos;
- Cortes grandes: exigem atenção urgente e cuidados especializados;
- Deslocamento das arcadas dentárias: afetando dentes e estruturas ao redor;
- Sintomas como tontura e sonolência: alertam para possíveis lesões adicionais.
Ou seja: são casos que vão exigir uma avaliação mais imediata por profissionais de saúde no ambiente hospitalar.
Viu como é importante agir rapidamente?
💡 Outro detalhe que vale lembrar: os profissionais especializados em odontopediatria têm a experiência necessária para lidar com emergências dentárias em crianças. Como falamos, essa é uma situação comum nos consultórios. Então, é só explicar a situação ao agendar a consulta o mais rápido possível.
Traumas dentários comuns em crianças
Fratura no dente
Traumas nos dentes de crianças podem se manifestar de diversas maneiras, sendo as fraturas uma ocorrência comum após um impacto. Em situações assim, é possível que o nervo do dente também seja prejudicado.
A gente recomenda buscar imediatamente a orientação de um dentista para avaliar a extensão do dano, realizar o tratamento adequado da fratura e prevenir potenciais problemas a longo prazo.
Perda total do dente
Em circunstâncias mais sérias, como impactos horizontais que resultam na perda total de um dente, é comum ocorrer um deslocamento completo.
Nessas situações, o importante é aumentar as chances de salvar o dente, como realizar o reimplante o mais rápido possível com a assistência odontológica.
Meu filho(a) quebrou um dente de leite. É preciso fazer tratamento?
Sim, e é possível consertar um dente de leite quebrado.
Isso vai depender da avaliação do odontopediatra para definir a melhor abordagem. Alguns desses tratamentos podem ser:
- Por desgaste: na maioria dos casos, o dente de leite pode ser reparado com procedimentos como desgaste, indicado para pequenas fraturas.
- Com preenchimento de resina: recomendado para recuperar o formato natural do dente quando há uma lasca.
Se a recuperação não for possível, a opção de prótese infantil pode ser considerada para evitar espaços na boca até o nascimento do dente permanente.
Alguns traumas nos dentes de leite, muitas vezes causados por atividades esportivas ou brincadeiras, reforçam a importância da prevenção para garantir a saúde bucal das crianças. É sobre isso que vamos falar e alertar a seguir!
🗒 Você também pode se interessar por: Tratamento de canal em crianças: com quantos anos pode fazer + outras dúvidas.
Dicas para prevenir traumas dentários em crianças
Isso é fato: crianças são agitadas, quase impossível de controlar! Porém, é possível adotar cuidados para prevenir quedas e fraturas nos dentes do seu filho(a). Vamos ver?
- Acompanhe os pequenos durante as brincadeiras em balanços e escorregadores para garantir uma diversão segura;
- Previna acidentes ao impedir que a criança caminhe em áreas molhadas e escorregadias;
- Esteja atento para evitar que ela coloque objetos na boca, promovendo um ambiente livre de riscos;
- Se a criança pratica esportes, considere o uso de um protetor bucal para garantir sua proteção durante as atividades físicas.
Adotando esses cuidados, a prevenção de quedas e fraturas nos dentes pode ser totalmente viável.
Dica bônus: educar a criança também é importante
Dica bônus: enquanto a atenção com os bebês é mais redobrada - já que estão aprendendo a andar e a se equilibrar - o cuidado com os crescidinhos representa uma oportunidade de aprendizado para eles!
Nesses casos, é importante educar a criança ou adolescente sobre a importância de evitar comportamentos que possam levar a traumas dentários.
Comece explicando a necessidade de tomar precauções durante as brincadeiras e, se aplicável, incentive o uso de protetores bucais durante a prática de esportes mais intensos.
Por falar em esportes, estes apresentam riscos em fraturas dentais. Sua criança costuma fazer algum desses?
- Bicicleta🚴🏻♀️
- Skate 🛹
- Basquete 🏀
- Vôlei ⛹🏻♂️
- Futebol ⚽
- Rugby 🏃🏻♂️
Em 80% dos casos, os incisivos centrais superiores são afetados, sendo a quebra do dente a lesão mais comum nessas atividades, sabia?
Como já explicamos, a rapidez na resposta e o cuidado adequado são essenciais para garantir a saúde bucal da criança a longo prazo!
Odontopediatra em Ouro Preto para criança que quebrou o dente
Meu filho quebrou o dente em Ouro Preto. Onde posso buscar atendimento?
Podemos te ajudar: a Aurora Odontologia é conhecida por sua dedicação à saúde bucal infantil. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato diretamente pelo WhatsApp.
Agendar uma consulta na Aurora Odontologia.
Nosso time é altamente qualificado e compreende bem a urgência dessas situações. Estamos prontos para oferecer atendimento rápido e especializado! 💜